Capa

Yuri Mansur com Miss Blue Mystic Rose, égua de criação nacional, vence prova a 1.50m no Internacional 5* Global Champions Tour, em Miami

A conquista também é muito especial para a criação brasileira. Miss Blue Mystic Rose, que completa 10 anos em 9/9/2023, é filha de Chacco Blue em Magnolia Mystic Rose, criação do Haras Rosa Mystica e de propriedade de Thalita Gorri Olsen de Almeida. Yuri aposta alto na égua visando Paris 2024.

17.04.2023  |  21.893 visualizações

O top brasileiro Yuri Mansur, 4º colocado na Final da Copa do Mundo 2023 em 8/4, segue em excelente fase. Montando Miss Blue Mystic Rose, égua Brasileira de Hipismo (BH) de apenas 9 anos, Yuri faturou a prova de velocidade, a 1.50m, na 2ª Etapa do Internacional 5* Longines Global Champions Tour, à beira mar, em Miami (EUA), no último sábado, 15/4.

Yuri e Miss Blue Mystic Rose superaram demais 49 conjuntos top mundiais sem faltas em 62s99.A 2ª colocação foi do espanhol Eduardo Alvarez Aznar com D´Oriente Battily, seguido pelo alemão Christian Ahlmann com Mandato van de Neerheide que zeraram em 63s48 e 64s86. 

A conquista também é muito especial para a criação brasileira. Miss Blue Hystic Rose, que completa 10 anos em 9/9/2023, é filha de Chacco Blue em Magnolia Mystic Rose, criação do Haras Rosa Mystica e de propriedade de Thalita Gorri Olsen de Almeida. Yuri, 44, atual n 49 do ranking mundial, aposta alto na égua já visando Paris 2024.

"Conheci a Miss Blue por vídeo quando eu estava nos Jogos Olímpicos e, felizmente, formei uma parceria com sua proprietária. Tenho certeza que ela é o melhor cavalo que eu já montei, pois reúne todas qualidades, mas ainda está em formação. Estamos começando a saltar os Concursos 5* e vamos acelerar um pouco agora, pois temos os Jogos Olímpicos de Paris como grande objetivo. O falto dela ser de criação brasileira é muito especial", destacou Yuri, em entrevista à TV do Global Champions Tour, mais badalado circuito do hipismo mundial.

"Acredito que esse ano, com minha atual tropa de cavalos, tenho alguma chance de chegar ao grupo top 10 do ranking mundial e mais tranquilamente no grupo top 20, sem força nada", recém destacou Yuri, que garantiu o melhor resultado do Time Brasil em Tokyo 2020+1.

"Quanto à Miss Blue Mystic Rose vou ouvir o que ela "vem dizendo". Não acredito que, em princípio, ela esteja em uma lista entre os 10 cavalos para o Pan-americano no Chile, mas vem evoluindo muito rápido, a gente nunca sabe o que vai acontecer com um cavalo. Apesar de ter muito pouco tempo até o Pan, também ainda é um período muito longo. O plano inicial é que o Vitiki (4º colocado na Final da Copa do Mundo) vá para o Pan e que eu use esse ano para dar experiência, conhecer a Miss e prepará-la para 2024, que realmente é o ano em que exigência será gigante."

E, sem dúvida, a linhagem de Miss Blue Mystic Rose faz a diferença. Seu pai, Chacco-Blue é líder de estatística - progenitor de mais de 36 filhos licenciados e 260 saltadores de nível avançado. Somente como reprodutor Chacco-blue rendeu mais de U$ 2 milhões. Sua mãe, Magnólia Mystic Rose, filha de Zirocco Blue VDL, é nascida no Haras Rosa Mystica.  Magnolia hoje está com 13 anos e gerou Miss Blue por inseminação artificial quando tinha entre três e quatro anos.

Magnolia Mystic Rose representou o Brasil em Copa das Nações nos EUA e saltou com sucesso diversos concursos internacionais, comprovando essa importante linhagem genuinamente brasileira, uma vez que sua linha materna vem de mais de cinco gerações de éguas nascidas no país.

Informações para imprensa: Carola May - 11 99715.9444 - carolacimay@gmail.com

 

Leia também...
30.10.2023

De acordo com a importância da criação nacional e mercado equestre brasileiro, a criação nacional vem se destacando em pistas internacionais. Haras Rosa Mystica conta com produtos no Pan-americano pela segunda edição consecutiva, ao lado dos Haras Loar e Montana.

17.08.2023

Amplo apoio e fomento ao esporte nos principais polos hípicos do país, além do sucesso em pistas da base até o mais alto rendimento mundial, produtos exclusivos com genética mundialmente comprovada, colocam o Haras Rosa Mystica em um patamar único.

06.07.2023

De quebra, Juan Pablo, que acumula vasta experiência em Jogos Centroamericanos e Caribe, Copa das Nações e Jogos Pan-americanos, e Zilouet Mystic Rose, égua BH criação e propriedade do Haras Rosa Mystica, garantiram vaga no Pan-americanos 2023 representando El Salvador.

04.07.2023

Representando El Salvador, país sede dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe 2023, Juan Manuel Bolaños Barrios montando Zilouet Mystic Rose vem na vice-liderança rumo à final individual nessa quarta, 5/7.