Capa

Primavera Montana Império Egípico, considerada a melhor égua em atividade no Brasil na condução de Stephan Barcha, está de viagem marcada para Europa

Recém adquirida pelo Haras Império Egípcio, Primavera Montana, de criação nacional, e o cavaleiro olímpico Stephan buscam uma vaga no Time Brasil no Pan-americano 2023 e as Olimpíadas de Paris 2024. Para tanto, o conjunto se prepara para saltar os principais concursos no Circuito Europeu.

02.03.2023  |  23.952 visualizações

Chegou a hora de um salto maior no Exterior. Stephan Barcha e a craque Primavera Montana Império Egípcio, égua BH de 11 anos, estão se preparando rumo à Europa, visando a busca de uma vaga no Time Brasil no Pan-americano 2023 e, se tudo correr como esperado, Paris 2024. A dupla venceu praticamente tudo que tem direito nos últimos dois anos em solo brasileiro, conquistando, entre outros títulos, o bicampeonato brasileiro senior top 2021/2022, o GP Indoor 2021, os GP do SHP Open 2022 e Copa São Paulo 2022, todos na Sociedade Hípica Paulista, o GP Internacional no 83º Aniversário da Sociedade Hípica Brasileira no Rio de Janeiro em 2021, o GP do Clube Hípico de Santo Amaro 2022, ouro por equipes e prata individual nos Jogos Sul-americanos Odesur 2022, no Paraguai.


Primavera Montana, filha de Calvaro Z em HFB Primaluna, nascida no Haras Montana em 27/09/2011, integrava a equipe Chevaux liderada por Stephan e há um ano formou uma bem-sucedida parceria com o Haras Império Egípcio. Agora em 2023, o Haras Império Egípcio adquiriu a égua Brasileira de Hipismo, de 11 anos, de seu proprietário José Romero Dias Gomes, para dar seguimento ao projeto olímpico.


"A Primavera está em quarentena em casa aqui em Brasília e se preparando para a viagem. Estamos conseguindo treiná-la tecnica e fisicamente para os grandes objetivos que temos", conta Stephan, 33, cavaleiro olímpico carioca radicado em Brasília. "A segunda parte da quarentena, seguindo as normas sanitárias, será na Argentina onde já temos estrutura estabelecida e geograficamente fica mais próximo para eu poder ir frequentemente treiná-la. Já temos lá dois concursos para saltar e assim chegar em boa forma na Europa", revela o cavaleiro, que já monta Primavera Montana, desde os seis anos. "Tenho que agradecer à família Maranhão Gomes por todo apoio e crença em todo o processo até hoje e também aos novos proprietários do Haras Império Egípcio."


O planejamento na Europa, considerado berço do hipismo mundial pela quantidade e nível dos concursos, está em andamento. "Chegando na Europa temos programado o primeiro concurso 2* em seguida dois concursos 4*. Aí em didante creio que estaremos preparados para ajudar o Brasil nos concursos 5* que o técnico do Brasil definir para nós."


Stephan não vai ficar longe de sua esposa Roberta e três filhos. "Família é a base de tudo, sempre buscarei que estejam próximos a mim onde eu estiver. Estamos no processo de mudança e a Roberta está organizando para que nossa família esteja sempre unida independente do lugar", garante Stephan.


Histórico de sucesso


O Haras Imperio Egípcio foi fundado em 1982, inicialmente nas terras do Haras Mata da Chuva, em Mogi-Mirim, com o objetivo da criar cavalos das raças Puro Sangue Inglês e Brasileiro de Hipismo. O nome atual foi dado em homenagem ao cavalo chamado “Egípcio”, que marcou uma época de grandes mudanças, pela maneira de saltar e títulos conquistados com sua amazona Ana Eliza Aguiar Ramos. Por isso, merecia ter seu próprio “Império”, de onde surgiu o nome Haras Império Egípcio.


Em 1991, o Haras Império Egípcio comprou suas próprias instalações em Cotia (SP), a 33 km da capital paulista, que com contínuo aprimoramento prima pela excelência de suas instalações e criação de ponta. Há cerca de três anos, o Haras Império Egípcio também tem uma sede propria na Bélgica, com animais de concurso e recria. Primavera Montana vem para reforçar o time do Haras Império Egípcio e, com certeza, vai seguir dando muita alegria a seu cavaleiro, os proprietários, levando o nome da criação nacional e hipismo brasileiro aos mais altos patamares.

 

Informações para imprensa: Carola May - 11 99715.9444 - carolacimay@gmail.com

 

Leia também...
30.10.2023

De acordo com a importância da criação nacional e mercado equestre brasileiro, a criação nacional vem se destacando em pistas internacionais. Haras Rosa Mystica conta com produtos no Pan-americano pela segunda edição consecutiva, ao lado dos Haras Loar e Montana.

17.08.2023

Amplo apoio e fomento ao esporte nos principais polos hípicos do país, além do sucesso em pistas da base até o mais alto rendimento mundial, produtos exclusivos com genética mundialmente comprovada, colocam o Haras Rosa Mystica em um patamar único.

06.07.2023

De quebra, Juan Pablo, que acumula vasta experiência em Jogos Centroamericanos e Caribe, Copa das Nações e Jogos Pan-americanos, e Zilouet Mystic Rose, égua BH criação e propriedade do Haras Rosa Mystica, garantiram vaga no Pan-americanos 2023 representando El Salvador.

04.07.2023

Representando El Salvador, país sede dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe 2023, Juan Manuel Bolaños Barrios montando Zilouet Mystic Rose vem na vice-liderança rumo à final individual nessa quarta, 5/7.