Capa

João Paulo Gouvea, filho de recordista de vitórias no Guiness, a postos no Paulistão 2022

João Paulo Gouvea, 36, vem em franca ascensão como cavaleiro titular do Haras Rosa Mystica, criatório de ponta que vem investindo forte em sua carreira. Longevidade no hipismo e bons cavalos fazem a diferença.

01.06.2022  |  12.082 visualizações

Essa semana, entre 2 e 5/6, o Paulistão 2002 - campeonato estadual promovido pela Federação Paulista - chega à quarta semana no Clube Hípico de Santo Amaro (SP). Nessa última semana estão em jogo os títulos estaduais Senior, 1.40m, e Senior Especial, 1.30m, disputas que acontecem concomitante com a 5ª Copa Santo Amaro de Salto, maior ranking interclubes do país.

Estarão em pista diversos conjuntos consagrados como José Roberto Reynoso Fernandez Filho, hexacampeão brasileiro senior top, o medalhista pan-americano Cesar Almeida, Pedro Tavora de Mattos, Andrea Muniz, Rafael Ribeiro, entre muitos outros.

Destaque também para a participação do cavaleiros Raphael Machado Leite, campeão brasileiro senior 2022, Renato Junqueira Arantes, campeão brasileiro senior especial, e João Paulo Gouvea vice-campeão brasileiro senior especial 2022, que busca seu primeiro título estadual entre os seniores.

Trajetória especial

De fato, João Paulo Machado Gouvea, 36, tem hipismo na veia. Filho do saudoso Gilmar Gouvea (in memorian), pioneiro no hipismo rural, ícone em provas de velocidade com direito a registro no Guiness Book em 1994, João que colecionou inúmeros títulos na juventude, no Hipismo Rural e Salto, vem se firmando cada vez mais no grupo de profissionais de ponta em atividade no país.

Atualmente João, radicado em São Roque (SP), é o cavaleiro título do Haras Rosa Mystica, criatório de ponta de cavalos BH e que também vem forte investindo em sua carreira. "Praticamente nasci no lombo de um cavalo. Minha família sempre foi ligada ao mundo dos cavalos, mas me recordo de montar desde meus 5 anos de idade. Minha primeira lembrança é na garupa de meu pai em seus muitos galopes da vitória", lembra João

Quem conheceu seu pai Gilmar Gouvea não esquece do seu arrojo e categoria como cavaleiro, chegando a ser conhecido como Mister Guarujá, hexacampeão em históricas provas de hipismo rural à beira mar. "Meu pai foi um homem do cavalo e para o cavalo. Ele era incrível e tinha o dom de escolher bem os cavalos, sabia entender a cabeça e a linguagem de cada um através de uma conexão muito forte que ele estabelece com eles. Também foi um dos maiores comerciantes de cavalos do Brasil e sempre foi muito admirado pelas suas proezas. Tenho muito orgulho de ser seu filho", afirma o cavaleiro, que detêm inúmeros títulos na juventude tanto no Salto como Hipismo Rural.

"Meu pai foi seis vezes campeão no Guarujá que na época recebia a principal prova do ano no calendário hípico de hipismo rural. Também obteve inúmeros títulos Nacionais, Regionais, Brasileiros de Salto e contou com patrocínio de grandes empresas como Coca Cola, Sadia, Melitta, Schincariol. Ao mesmo tempo, formou muitos cavaleiros que até hoje disputam provas e vivem do cavalo. Foi recordista mundial do Guinness Book com o maior número de vitorias com cavalos em 1994", lembra João, que vem de um vice na Copa Ouro "Haras Rosa Mystica", no Nacional de Maio no Clube Hípico de Santo Amaro, 22/5. Disputa essa em que coincidentemente Renato Junqueira, o campeão brasileiro senior especial, foi campeão.

No Paulistão 2022, João estará a postos com duas montarias na série Senior: Iluna e Cest la Vie SCF, duas éguas de 14 anos, recém importadas pelo Haras Rosa Mystica. Com Doria One Mystic Rose, João disputa  a categoria Senior Especial. 

Estrutura de ponta

A parceria com Haras Rosa Mystica começou em 2019. "Juntos estabelecemos metas, sonhos e construímos estratégias. A equipe do Haras sempre visa o que for melhor para o cavalo, ou seja, equipe veterinária, tratadores, técnicos, ferreiros, infraestrutura de apoio de ponta. Sem contar, que a criação está em constante evolução, produzindo cada vez mais animais que encantam a qualquer amante do hipismo. Contamos com uma estrutura impar, que proporciona o máximo desenvolvimento físico e mental dos animais", afirma João, que vem com tudo na temporada 2022 galgando importantes resultados.

 

Serviço
Clube Hípico de Santo Amaro
Paulistão 2022 e Copa Santo Amaro
2 a 5/6
Rua Visconde de Taunay, 508 – São Paulo/SP

 

Informações: Carola May - 11 99715 9499


.

Leia também...
30.10.2023

De acordo com a importância da criação nacional e mercado equestre brasileiro, a criação nacional vem se destacando em pistas internacionais. Haras Rosa Mystica conta com produtos no Pan-americano pela segunda edição consecutiva, ao lado dos Haras Loar e Montana.

17.08.2023

Amplo apoio e fomento ao esporte nos principais polos hípicos do país, além do sucesso em pistas da base até o mais alto rendimento mundial, produtos exclusivos com genética mundialmente comprovada, colocam o Haras Rosa Mystica em um patamar único.

06.07.2023

De quebra, Juan Pablo, que acumula vasta experiência em Jogos Centroamericanos e Caribe, Copa das Nações e Jogos Pan-americanos, e Zilouet Mystic Rose, égua BH criação e propriedade do Haras Rosa Mystica, garantiram vaga no Pan-americanos 2023 representando El Salvador.

04.07.2023

Representando El Salvador, país sede dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe 2023, Juan Manuel Bolaños Barrios montando Zilouet Mystic Rose vem na vice-liderança rumo à final individual nessa quarta, 5/7.