Capa

Concurso Completo de Equitação de volta ao CHSA após um hiato de mais de 30 anos

Clube Hípico de Santo Amaro, maior e mais premiada entidade do hipismo brasileiro, volta a sediar um Concurso Completo de Equitação, considerado um triatlo equestre. No Pan 1963, o CHSA foi palco da modalidade olímpica. Elite do esporte em atividade no país marca presença.

23.09.2020  |  1.860 visualizações

O Concurso Completo de Equitação reune em uma só disputa as três modalidades olímpicas do hipismo: o Adestramento, Salto e Cross Country e as últimas competições da modalidade no Clube Hípico de Santo Amaro, que recebeu o cross-country nos Jogos Pan-americanos de São Paulo 1963, foram nos anos 80. Mas o jejum acaba no próximo final de semana: em 26 e 27 de setembro acontece o Concurso Completo de Equitação do 85º Aniversário do CHSA. Leonardo Vani Fernandes, bicampeão do ranking brasileiro Amador Top 2018/2019, é o grande responsável pela retomada pois além de ter confeccionado os obstáculos do cross também é diretor do evento, que conta com todo apoio de Alexandre Leonor, novo presidente do CHSA.

A disputa acontece em quatro níveis: 0.70, 0.90 e 1* e 2* em formato curto, ou seja, adestramento e salto no sábado, 26, e no domingo, 27, o cross country ao longo de 3,5 km do clube.  Cinquenta e cinco conjuntos estão confirmados com destaque para o cavaleiro olímpico santamarense Marcio Appel que compete com sua nova montaria Favorito JT, do medalhista pan-americano Henrique Plombom Pinheiro apresentando Laura Anpar, do campeão sul-americano junior Lucca Martins Pereira Lima com Forever, do Major Vinicius Albano Leal com Oportuno do Rincão e Texas do Rincão, entre outros inscritos, na série 2*.

A amazona da top do Salto Andrea Muniz vai estrear no Concurso Completo, montando o Tiger Lu. Outro estreante é o cavaleiro santamarense Pedro Maia que se vai se apresentar com El Guapo. Ambos vão competir na série 1* com cavalos cedidos por Leonardo Vani Fernandes que dessa vez está exclusivamente dedicado à organização do evento.

A armação dos percursos é do cavaleiro olímpico e medalhista pan-americano Serguei Fofanoff com assistência de Claudio Durante. July Purgly, diretora da modalidade junto à Confederação Brasileira de Hipismo e chefe de equipe na conquista da medalha de prata no Pan Lima 2019, é a juiza geral do evento em parceria com Suzy Padilla. No adestramento, o julgamento está a cargo de Sandra Smith de Oliveira Martins, Natacha Waddell e Lindinha Macedo. Ademir Oliveira, chefe de equipe no Pan Lima 2019 e grande incentivador da modalidade, também marca presença.

"É um prazer organizar esse concurso trazendo o Concurso Completo de volta ao CHSA. Contar com grandes nomes da modalidade e ver o interesse de novos adeptos é, sem dúvida, gratificante e certamente esse é primeiro concurso de muitos. Agradeço a todos que estão colaborando com a realização do evento e, em especial, ao presidente Alexandre Leonor pelo apoio incondicional pela volta da modalidade em nosso clube", destaca Leonardo Vani.

Seguindo as normas do Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo, o evento será fechado ao público e segue protocolos de prevenção à Covid-19. Todas as disputadas serão transmitidas ao vivo pelo portal do clube - www.chsa.com.br - em parceria com Ride2play!

Patrocinam o evento: Bom Sabor, Sunny, Wine, Playmobil, Dressur, Associação Brasileira dos Criadores do Cavalos de Hipismo com chancela da Federação Paulista de Hipismo e organização do Clube Hípico de Santo Amaro. Apoio: Mais Vet e Golden Rider Tour.

 

Informações e pautas especiais:

11 99715.9499 - Carola May 

11 99131.4712 - Rute Araujo

11 99971.4696 - Carla Garcia (gerencia e assessoria CHSA)

Leia também...
30.10.2023

De acordo com a importância da criação nacional e mercado equestre brasileiro, a criação nacional vem se destacando em pistas internacionais. Haras Rosa Mystica conta com produtos no Pan-americano pela segunda edição consecutiva, ao lado dos Haras Loar e Montana.

17.08.2023

Amplo apoio e fomento ao esporte nos principais polos hípicos do país, além do sucesso em pistas da base até o mais alto rendimento mundial, produtos exclusivos com genética mundialmente comprovada, colocam o Haras Rosa Mystica em um patamar único.

06.07.2023

De quebra, Juan Pablo, que acumula vasta experiência em Jogos Centroamericanos e Caribe, Copa das Nações e Jogos Pan-americanos, e Zilouet Mystic Rose, égua BH criação e propriedade do Haras Rosa Mystica, garantiram vaga no Pan-americanos 2023 representando El Salvador.

04.07.2023

Representando El Salvador, país sede dos Jogos Centro-Americanos e do Caribe 2023, Juan Manuel Bolaños Barrios montando Zilouet Mystic Rose vem na vice-liderança rumo à final individual nessa quarta, 5/7.